Relatoria do encontro 4 de Junho de 2009



Relatoria do encontro do GTEPUEL que aconteceu na data de 4 de junho de 2009





Coordenação de Marcelo Bezerra

Relatoria : Gildemar Roberto Sales

Membros presentes: Glauco Garcia, Gildemar Roberto Sales, Beto de la Santa, Ana Soranso, Natanael e Débora Oliveira.

Relatoria:

1) Discutiu-se sobre a formato e a dinâmica dos encontros do Grupo, que depende da frequência (ou não) dos membros do grupo. Deliberou-se sobre a possibilidade de se realizar uma "perguntagem geral", a ser realizada via e-mail para verificar o "nível de interesse e participação" dos integrantes, para que assim, seja possível a elaboração de atividades práticas e teóricas que sejam mais produtivas.

**Neste Sentido Débora propôs que as atividades do Grupo tivessum início às 16:30 hs, para que o grupo tivesse mais tempo para realizar seus trabalhos. Proposta que foi aceita pelos presentes

2) O Grupo presente dividiu-se em 2 sub grupos para leitura e posterior sociabilização dos Textos "Teatro de Combate diz adeus a Augusto Boal" de Cecíla Toledo e "Teatro do Oprimido de Augusto Boal" de Luis Fernando da Silva. Ambos textos jornalísticos, curtos, vinculados à epoca do falecimento de Boal.
Sobre o Texto " Teatro de Combate diz adeus a Augusto Boal"
* O texto faz uma defeza incondicional da obra de Boal, contudo refere-se a Augusto Boal, ainda vinculado ao Teatro de Arena e pouco se menciona sobre os trabalhos de Boal na atualidade (decada de 90 em diante)
* Texto de Homangem, enquanto tal, cumpre sua função: "abordagem interessante para quem não conhece nada da vida do teatrologo" ( Natanaél).
* Jornal de Esquerda - e enquanto homenahem mesmo, deixa a desejar, por não aboradar as contribuições de Boal e do TO junto aos movimentos sociais, por exemplo (Gil e Glauco)
* Existe uma sitação do prefácio da "Estética do Oprimido" (último livro de Boal), mas descontextualizada; " Parece que a sitação está ali, apenas para dizer que Boal ainda estava produzindo" ( Glauco).
Sobre o Texto "O Teatro do Oprimido de Augusto Boal"
*O texto supre algumas lacunas que foram observadas na leitura do texto anterior (teatro de combate diz adeus a Augusto Boal), como sua formulação de estética, trabalhos atuais, relação com a obra de Paulo Freire - contudo, devido a especificidade do Texto, de carater jornalístico, ainda de forma muito sintética.
* O texto, também em tom de homenagem, faz uma análise mais crítica em relação a obra de Augusto Boal, apontado para mudanças, principalmente em seu conceito de "oprimido"e às perpectivas de institucionalização no TO, no Brasil.
Resalto os paragrafos:
"O oprimido, na proposta original, referia-se à opressão política e econômica ocasionada pelo sistema capitalista de exploração. O teatro é necessariamente político, por isso é uma arma: “o teatro pode ser igualmente uma arma de liberação”, dizia Boal. Esse conteúdo deixou de existir em sua proposta ou, pelo menos, foi muito amenizado."
(...)
"As necessidades básicas do cidadão europeu, para ele, estariam relativamente satisfeitas, mas as angústias, solidão e suicídios seriam os problemas de fato existentes. Desta maneira, “fui-me obrigando a trabalhar com essas novas opressões e aceitá-las como tais”. Mas nos ficaria uma pergunta sobre as considerações do dramaturgo. Essas “novas” opressões não seriam as formas mais sublimes e fetichizadas (alienadas) decorrentes do modo de produção capitalista? "
(..)
"As práticas e ferramentas teatrais que foram acumuladas nesse percurso de Boal são relevantes. Sua concepção teatral pode se articular a uma pedagogia socialista e revolucionária, inclusive as suas propostas de desmecanização corporal e ideológica. No entanto, é necessário analisar criticamente o limite de conteúdo que Boal foi remetendo sua proposta, especialmente ao caráter de cidadania que ele passou a propugnar."
* Beto, aponta que esta critica, "vem aparecendo ora ou outra", e que é importante refletirmos sobre ela de forma mais consistente.
3) Amaração e garantia da Próxima reunião
* Tarefas a serem realizadas:
a) Urgente: Amarração final do ante projeto - concluir bibliografia e apêndices
b) Realizar uma versão mais "enchuta" de comunicação mais direta : Como sugestão - em Forma de Manifesto.
c) Pensar formato e dinamica dos próximos encontros: (textos curtos/provocações para o debate - jogos teatrais)
d) inicio da proxima reunião: 16:30 hs